quinta-feira, 23 de julho de 2015

Tudo sobre Religião Wicca

Tudo sobre a religião Wicca parte 2

 A arte dos Sábios :
A Arte dos Sábios, como a wicca também é conhecida, é considerada uma religião de princípio monista, culto dualista, crença politeísta e faz parte do ressurgimento atual do movimento neopagão. Sua proposta é a harmonia e o respeito a todas as formas de vida. Assim, criou espaço para uma ecologia sagrada e o diálogo inter-religioso com outras formas de espiritualidade.


A religião da Ecologia :

Sua natureza é xamanística, inclui a prática de várias formas de magia e o que varia é sua intenção. Ela também pode ser vista como a religião da ecologia cujo objetivo é a harmonização com a natureza e a própria vida.

Diferença entre feitiçaria e bruxaria :

Para o escritor Gilberto de Lascariz, a natureza de ambos é despertar a clarividência etérea e refazer os elos perdidos com os espíritos na natureza e os velhos deuses. Por meio da “feitiçaria” o wiccan desencadeia processos de mudança no mundo material e social. Através da “bruxaria”, busca uma experiência de união com seus deuses.

Como são chamados os adeptos?

Os seguidores da religião são chamados de wiccanos e wiccanas (ou bruxos e bruxas). Eles usam um ou mais nomes secretos (nomes de iniciação), considerados sagrados e conhecidos somente entre eles. Eles relutam em aceitar qualquer idéia sem uma investigação pessoal. Também existe a conscientização de que, se quiserem atingir qualquer um dos seus ideais, deverão praticar o que estudam.


O que são os covens?

Muitos wiccanos trabalham em pequenos grupos chamados covens. Cada coven é dirigido por uma alta sacerdotisa ou alto sacerdote. Reúnem-se para adorar a deusa nos sabás e esbás. Os membros de um coven chamam-se coveners e o lugar de reunião, covenstead. Os que trabalham sozinhos são chamados bruxos solitários.

Como é possível  se tornar um Wicca :
O primeiro passo se refere a “iniciação” que ocorre no momento em que o aspirante começa seus estudos. Depois, ele passará por uma iniciação propriamente dita. Após o período de aproximadamente um ano de estudos (onde adquiriu o conhecimento), já estará habituado a frequentar as cerimônias e a trocar experiências. 

Cada iniciado tem seu nome secreto ou craft name.Após alguns anos, ele próprio será um sacerdote e iniciará outros wiccans, que formarão novos covens.

Alguns preferem estudar e praticar os ritos solitariamente.

Rituais:

Basicamente, o círculo mágico é o mais importante a ser feito em todo ritual, pois sua característica principal é a de reunir o grupo com amor. É traçado com giz ou carvão cujo intuito é a proteção dos seus membros. Outras figuras são incluídas como o quadrado, triângulo, pentagrama, entre outros. O conhecimento sobre a cabala e astrologia também estão presentes.



O que é utilizado em seus rituais?

Os ritos são realizados dentro de um círculo e os símbolos presentes são: o altar, o athame (faca, símbolo do falo do deus que contém marcas e símbolos), o caldeirão, o cálice (representando o graal), a espada cerimonial para traçar o círculo (o giz e o carvão são também usados) e a estrela de seis pontas. 

Também estão presentes os incensos, o material cabalístico, o pentagrama (estrela de cinco pontas), o símbolo da Lua crescente, cheia e minguante (virgem, mãe e anciã; a representação de Sophia), as túnicas cerimoniais, a vara (varinha), a vassoura ritual e as velas.

Não faltam os cantos, a música, os colares, as tiaras, os braceletes, entre outros.


Vestimenta:

Os adeptos usam uma vestimenta ritual que inclui um cordão amarrado na cintura. A religião valoriza o corpo acima de tudo, pois é o depositário vivo de energias. Quando está desnudo simboliza o abandono da sua personalidade social.

Como são chamadas as tradições?

A religião wicca é formada por várias seitas ou “tradições” como a Gardneriana, Alexandrina, Diânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista Ética e outras. Acreditam na força dos quatro elementos “terra, fogo, ar e água” contidos na natureza que são evocados durante seus rituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário