sexta-feira, 15 de julho de 2016

Juramento

Juramento de uma Bruxa 
(Rae Beth)

Que eu seja como a que tece o pano na floresta, profundamente escondida. 
Que eu possa fazer o meu trabalho sem interrupção. 
Que eu seja uma exilada, se este é o sacrifício. 
Que eu conheça a procissão sazonada do meu espírito e do meu corpo, e possa celebrar os quartos em cruz, solstícios e equinócios. 
Que cada Lua Cheia me encontre a olhar para cima, nas árvores desenhadas no céu luminoso. 
Que eu possa acariciar flores selvagens, cobri-las com as mãos. 
Que eu possa libertá-las, sem apanhar nenhuma, para viver em abundância. 
Que meus amigos sejam da espécie que ama o silêncio.
Que sejamos inocentes e despretensiosos. 
Que eu seja capaz de gratidão. 
Que eu saiba isso como o meu gato, no sangue e nos ossos.
Que eu fale a verdade sobre a alegres e a dor, em canções que soem como o aroma do alecrim, como todo dia e na antiguidade, erva forte da cozinha. 
Que eu não me incline a auto-integridade e a auto-piedade. 
Que eu possa me aproximar dos altos trabalhos da terra e dos círculos de pedra, como raposa ou mariposa, e não perturbar o lugar mais que isso. 
Que meu olhar seja direto e minha mão firme. 
Que minha porta se abra àqueles que habitam fora da riqueza, da fama e do privilégio.
Que os que jamais andaram descalços não encontrem o caminho que chaga a minha porta. 
Que se percam na jornada labiríntica. 
Que eles voltem. 
Que eu me sente ao lado do fogo no inverno e veja as chamas brilhando para o que vier, e nunca tenha necessidade de advertir ou aconselhar, sem que me peçam. 
Que eu possa ter um simples banco de madeira, com verdadeiro regozijo. 
Que o lugar onde habito seja como uma floresta. 
Que haja caminhos e veredas para as cavernas e poços e árvores e florestas, e animais e pássaros, todos conhecidos e por mim reverenciados com amor. 
Que minha existência mude o mundo não mais nem menos do que o soprar do vento, ou o orgulhoso crescer das árvores. 
Por isso, eu jogo fora as minhas roupas. 
Que eu possa conservar minha fé, sempre! 
Que jamais encontre desculpas para o oportunismo. 
Que eu saiba que não tenho opção, e assim mesmo escolha como a cantiga é feita, com alegria e com amor. 
Que eu faça a mesma escolha todos os dias e de novo. 
Quando falhar, que eu me conceda o perdão. 

Que eu dance nua, sem medo de enfrentar meu próprio reflexo.

domingo, 3 de julho de 2016

O Pentagrama
Associado ao planeta Vênus, o pentagrama significa que o homem é o complemento simétrico da natureza. O adepto deve trazê-lo sempre junto a si, como símbolo de sua relação entre o reino visível e invisível dos quatro elementos. Suas cinco pontas, representam os quatro elementos e o éter, ou seja, o espírito.

As leis na Wicca
A Lei na Wicca é simples e benevolente: “faça o que quiser, sem a ninguém prejudicar“. Ou seja, você é livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, prejudique alguém ou você mesmo. Existem algumas virtudes que devem estar presentes nos seus adeptos: “humildade, compaixão, poder, força, reverência, honra, alegria e beleza”. A natureza wicca se apoia na liberdade de sua consciência, nada rejeita do ser humano como pecaminoso ou intrinsecamente mau. A Wicca preza muito pelo Livre Arbítrio das pessoas também. Não podemos interferir nas escolhas dos outros.
Sabaths e Esbaths
O wicca se baseia em ritos precisos de inspiração pagã e nos ciclos de força da natureza. Existem dois tipos de cerimônia: o Esbat relacionado às fases da Lua, cuja intenção é trazer um novo impulso para a consciência e os Sabás (dias sagrados).
Existem oito festivais celebrados durante o ano.
sabbath
Os seguidores da Wicca
Os seguidores da religião são chamados de wiccanos e wiccanas (ou bruxos e bruxas). Eles usam um ou mais nomes secretos (nomes de iniciação), considerados sagrados e conhecidos somente entre eles. Eles relutam em aceitar qualquer idéia sem uma investigação pessoal. Também existe a conscientização de que, se quiserem atingir qualquer um dos seus ideais, deverão praticar o que estudam.
Coven
Muitos wiccanos trabalham em pequenos grupos chamados covens. Cada coven é dirigido por uma alta sacerdotisa ou alto sacerdote. Reúnem-se para adorar a deusa nos sabás e esbás. Os membros de um coven chamam-se coveners e o lugar de reunião,covenstead. Os que trabalham sozinhos são chamados bruxos solitários.

Como se iniciar na Wicca?
O primeiro passo se refere a “dedicação” que ocorre no momento em que o aspirante começa seus estudos. Depois de um ano e um dia (segundo o calendário lunar onde cada mês corresponde a 28 dias), ele passará por uma iniciação propriamente dita. Após o período de aproximadamente um ano de estudos (onde adquiriu o conhecimento), já estará pronto para passar para o próximo grau da Magia de sua tradição.
Cada iniciado tem seu nome secreto ou craft name. Após alguns anos, ele próprio será um sacerdote e iniciará outros wiccans, que formarão novos covens.
Alguns preferem estudar e praticar os ritos solitariamente.

Bruxaria é Feitiçaria? Feitiçaria é Bruxaria?
Para o escritor Gilberto de Lascariz, a natureza de ambos é despertar a clarividência etérea e refazer os elos perdidos com os espíritos na natureza e os velhos deuses. Por meio da “feitiçaria” o wiccan desencadeia processos de mudança no mundo material e social. Através da “bruxaria”, busca uma experiência de união com seus deuses.